segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Com o pormenor delicioso...


... de uma maçã cair da árvore ao abrir a página.

E não é que este menino foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência? Ah pzé, e agora um pouco de cultura, vá...

Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.
(Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.)

Lex II: Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur.
(A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.)

Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.
(A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)


Ou lei do repouso, lei da aceleração e lei do par acção-reacção, com lhe chamávamos no liceu. na escolinha...

1 comentário:

A mais velha disse...

Nunca percebi bem a terceira lei de Newton... Quanto maldisse o homem, back then.

Mas achei giro ficar a saber que, quando estamos num carro e ele arranca velozmente, e nos inclinamos para trás, é porque o nosso corpo estava em repouso e tem tendência para continuar em repouso (no sítio onde estava). E quando estamos a andar e o carro pára de repente e nós nos inclinamos para a frente, é porque estávamos em movimento e temos tendência para continuar em movimento.

tenho de deixar de dar bitaites tão grandes. é cansativo.