sexta-feira, 13 de março de 2009

BUU!


Segunda sexta-feira 13 do ano… Intrigada sobre a origem do mito deste “dia de azar”, eis o que descobri na wikipédia:
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.


Como é que a sexta-feira pode ser considerada um dia de azar?? Actualmente, para a grande maioria da população, principalmente a trabalhadora, deve ser o melhor dia da semana! E outra coisa, porque é que todos os mitos e superstições têm sempre um fundamento cristão? Não é suposto essas historietas serem pagãs?? Hummmm...
Anyway, a wiki diz ainda que:

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Recorde-se ainda que na Última Ceia se sentaram à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.


No entanto, as minhas preferidas são mesmo as pagãs, principalmente a das bruxas:

A mitologia nórdica conta ainda que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.
Outra versão envolve Friga, a deusa do amor e da beleza (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, ficavam os 13 rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.


(texto sujeito a alterações, como por exemplo a substituição de crendice por crença.)

crendice..pfffffffffffff

1 comentário:

A mais velha disse...

da próxima, tenta escrever o teu próprio texto! :)

mas foi giro teres tido interessante em explorar as origens desta superstição...