segunda-feira, 28 de junho de 2010

Livros de volta à prateleira XIII


"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Uma História de Amor"
Jorge Amado


É vergonhoso, eu sei, mas foi o primeiro livro de Jorge Amado que li... e adorei! Não há dúvida, a minha praia são as histórias infantis...! :) Embora, neste caso, sendo a história infantil, não o será tanto a maneira como está escrito...

Já conhecia o livro, mas nunca o tinha lido; a curiosidade chegou quando, em contexto de trabalho, disse a uma menina de 10 anos que escolhesse um livro dos muitos que estavam naquela prateleira. Motivadíssima para a leitura, a criança revirou os olhos, estalou a língua e encolheu os ombros, escolhendo o primeiro que lhe veio parar às mãos: "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Uma História de Amor". Como a petiz se mostrasse relutante em ler, iniciei eu o relato da história, na esperança de que a curiosidade de saber como aquilo terminaria viesse a aguçar-lhe o apetite...

E li: A Manhã vem chegando devagar, sonolenta; três quartos de hora de atraso, funcionária relapsa. Demora-se entre as nuvens, preguiçosa, abre a custo os olhos sobre o campo, ai que vontade de dormir sem despertador, dormir até não ter mais sono! Se lhe acontecer arranjar marido rico, a Manhã não mais acordará antes das onze e olhe lá. Cortinas nas janelas para evitar a luz violenta, café servido na cama. Sonhos de donzela casadoira, outra a realidade da vida, de uma funcionária subalterna, de rígidos horários. Obrigada a acordar cedíssimo para apagar as estrelas que a Noite acende com medo do escuro. A Noite é uma apavorada, tem horror às trevas.

Quando acabei de ler, eu estava perto do êxtase e a minha "pupila" estava perto do REM. Perguntei-lhe se costumava ver as séries de "Uma aventura", gritou que sim e que adorava, eu prometi trazer-lhe um desses livros, ela sorriu e leu até ao fim o livro que eu, depois, lhe levei.

Eu cá, trouxe o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá para minha casa e apaixonei-me pelas personagens e por esta história de amor impossível, linda e triste como se espera...

1 comentário:

early bird disse...

chorei quando acabei de ler esse livro. lindo lindo... relia-o outra vez, já foi há um tempinho.