domingo, 7 de fevereiro de 2010

Aos arquitectos e profissionais afins deste nosso Portugal

Pelamordedeus, parem de fazer construções que convidam aos assaltos e às violações!! Não atribuo a causa destes fenómenos às estruturas arquitectónicas, mas é óbvio que o ambiente tem um papel na facilidade com que estes crimes ocorrem!

Um exemplo fácil é o viaduto que serve de passagem para peões do Braga Parque às Enguardas, em Braga: para entrar, no lado do Braga Parque, há uma "cavidade" onde pode perfeitamente estar alguém sem ser visto. As escadas são iluminadas mas, assim que se entra no viaduto, dá vontade de correr dali para fora... é um caminho isolado e escuro, com muros escuros (cá de baixo, só se vêem as cabecinhas das pessoas), podia gritar até me saírem as goelas pela boca, que ninguém ouviria, por causa do barulho dos carros a passarem em baixo... Mas o pior é ao chegar ao outro extremo: as escadas que nos levam ao bairro social que se encontra do outro lado da estrada não têm uma única luz! Estão completamente à escuras!! Hello!... Aquilo é especificamente concebido para ser utilizado por peões!! Acharão que andamos sempre com lanternas nas malas? Ou que os nossos olhos têm infravermelhos? É que, além do perigo de ser vítima de um crime (eu, se fosse agressora, aproveitava o local, que é uma relíquia!), uma pessoa corre o risco de se espatifar todinha pelas escadas abaixo!!!

2 comentários:

LP disse...

Das duas uma (não três!): ou compras spray pimenta para os olhos dos agressores ou andas mais um bocadinho a pé e frequentas outro local! :)

A mais nova disse...

mas, repara, se houvesse luz não tinhas por onde fugir na mesma, as pessoas não te ouviam gritar na mesma e, mesmo que alguém reparasse visualmente que estavas a ser assaltada, o mais provavel era porem-se a andar o mais rápido que conseguissem... o que devia haver era um "senhor guarda" em cada extremo. é o país que temos, é o país que temos...