segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Livros de volta à prateleira XXI

"As Intermitência da Morte", José Saramago

Já tinha sinceras saudades (e esta aliteração não programada, hem? É a inspiração de Saramago...) de ler algo de Saramago.
E acho mesmo que não podia ter lido algo melhor! Adorei o livro, estou em dúvida se o meu preferido de Saramago é este ou "O Homem Duplicado"...
A história é linda, nada macabra, como se poderá pensar... Saramago dá uma imagem do que aconteceria se a morte deixasse de matar... Confesso que, no início do livro, acho que poderia ter explorado um pouco mais outros lados da questão, dúvidas que se me foram colocando a mim própria enquanto lia o livro e me embrulhava na história... Mas, a partir de meio, mais ou menos, a narração passou a ser completamente irresistível, chegando a ser penosa a hora de terde pousar o livro...
Mesmo não conhecendo quem poderá estar a ler isto, atrevo-me a aconselhar vivamente!

SPOILER ALERT: confesso que não imaginei que o fim pudesse ser assim, mas adorei completamente, principalmente porque, na batalha entre o amor e a morte, esta perdeu, ficando a ganhar... :)

Sem comentários: