quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Livros de volta à prateleira XVI, XVII e XVIII

"Capitães da Areia", Jorge Amado

Gostei muito! Uma história crua mas comovente de um grupo de crianças que, por força das circunstâncias, aprenderam a não depender de ninguém senão deles próprios... Eu fiquei fã de Jorge Amado e, certamente, esta não será a última obra a pousar na minha mesa de cabeceira!

"Notícias do Paraíso", David Lodge

"Notícias do Paraíso" pareceu-me um bom título para as férias! :) Um romance típico de David Lodge, com toda a ironia e todo o sexo e todas as personagens estereotipadas... E isto, também: o cérebro é uma criatura caprichosa e indisciplinada. Nem sempre era possível mantê-lo preso à trela, de modo que passava o tempo em fugas para o mato rasteiro do passado, a desenterrar algum osso bolorento da memória e a trazê-lo de volta, com o rabo a abanar, para lho pôr aos pés. E, ainda, isto: uma máxima atribuída a um francês (...) segundo a qual "50 é uma boa idade, porque quando uma mulher diz 'sim' sentimo-nos lisonjeados e quando diz 'não' ficamos aliviados".

"Frágil", Jodi Picoult

Já tinha visto o filme "My sister's keeper" ("Para a minha irmã"), que se baseou num romance desta autora. E gostei bastante... Mas nunca tinha lido um livro da senhora e não fiquei impressionada... Achei interessante a estrutura do livro, que permitiu apresentar as várias perspectivas que cada personagem tinha sobre a mesma história, pois Picoult deu a (quase) todas a oportunidade de a relatarem na primeira pessoa... Mas, embora compreenda que, se calhar, transformada em filme, acabasse por resultar em algo interessante, a verdade é que a história, relatada deste modo, não me chamou a atenção... Ainda por cima, a tragédia com que o romance começa só se adensa, ao longo da história, e os escassos momentos de paz são isso mesmo... breves momentos... As coisas que se partem - sejam ossos, corações ou promessas - podem voltar a ficar juntas, mas nunca mais ficarão inteiras.

1 comentário:

Psigma disse...

Também adorei o "Capitães de areia" :)